top of page

Barão Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque e sua descendência


Genealogia do Barão Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque

 

Paulo Jacinto Tenório, Barão de Palmeira dos Índios
Barão de Palmeira dos Índios

Família Tenório de Albuquerque

 

A família Tenório de Albuquerque no Brasil, de ramificação pernambucana que ao longo dos séculos alastra-se pela região das alagoas e o sertão nordestino, é composta por uma tradição de patriarcas abastados de propriedades rurais e patentes emitidas durante o período Brasil Império.


Em outros posts, tratei da origem da família Tenório de Albuquerque quanto a de um afamado de cognome "Homem da Capa-Preta" ou Natalício Tenório Cavalcanti de Albuquerque, que ganha notoriedade pela sua trajetória de vida.

Leiam:


Quem foi o Barão Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque?

 

Neste artigo abordarei outro ilustre nome da família Tenório de Albuquerque, embora ora assina o Albuquerque em outrora somente, Paulo Jacinto Tenório, entretanto o que sabemos é que descende da mais pura linhagem dos Tenórios de Albuquerque.


Há muitos artigos e materiais com referência ao Barão Paulo Jacinto Tenório, sobre seus pais, onde nasceu com quem casou-se, antes Coronel. e depois agraciado como Barão de Palmeira dos Índios, embora vale a ressalva que tenha sido intitulado em 28.08.1889 mas o mesmo não chegou a legalizar o titulo em virtude de advento da República.

Documento assinado em 30.09.1869 em Águas Belas - Pernambuco
Documento assinado em 30.09.1869 em Águas Belas - Pernambuco

Assinam:

  • Clarindo Cavalcanti de Albuquerque.

  • Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque.

  • Nicolau Paes Sarmento de Albuquerque.

  • João Ireno Cavalcanti de Albuquerque.

  • Dona Josefa Águeda de Cavalcanti Albuquerque.

  • Salustiano Cavalcanti de Albuquerque Araçá

  • Nicolau Florentino de Albuquerque Maranhão

 

Mas isso já sabemos correto?

Bem como o meu objetivo é tratar de GENEALOGIA, a seguir demonstro o que já foi pesquisado e publicado. Em especial cito a pesquisa do genealogista Orlando Cavalcanti até aonde ele, nos ajuda com a suas notas, e após manifesto minha pesquisa da descendência do Coronel Paulo Jacinto Tenório, assim prefiro chama-lo.



O que é sabido?

 

Conforme o genealogista Orlando Cavalcanti em Gente de Pernambuco Volume 3, oferece-nos as seguintes informações:


GENEALOGIA - Pesquisador: Dr. Orlando Marques Cavalcanti de Albuquerque


Paulo Jacinto Tenório, Barão e Dona Águeda Tenório de Albuquerque tiveram os seguintes filhos (I a V):

I - Rodrigo Jacinto Tenório, casou com Maria Tenório de Albuquerque, filha do Coronel Salustiano Cavalcanti de Albuquerque Araçá e de Josefa Florentina de Albuquerque Maranhão, com sucessão.


II - Dr. Domingos Jacinto Tenório, casou com Adília Camboim de Mendonça Vasconcelos, filha do Coronel João Carlos de Mendonça Vasconcelos e de Ana de Siqueira Cavalcanti Camboim, tendo (1 a 5):

1 - Adélia Camboim Tenório, casou com o Dr. Aloísio Camboim de Mendonça Vasconcelos, filho de João Carlos Camboim de Mendonça e de Angelina Castelo Branco de Mendonça Vasconcelos, com sucessão.

2 - Abelardo Camboim Tenório, falecido muito jovem.

3 - Maria Camboim Tenório, falecida muito jovem.

4 - Jose Camboim Tenório, falecido muito jovem.

5 - Dr. Clóvis Camboim Tenório.


III - Joaquina Tenório De Albuquerque, casou em 18.02.1896 com o Dr. Natalício Camboim de Mendonça Vasconcelos, filho do Coronel João Carlos de Mendonça Vasconcelos e de Ana Siqueira Cavalcanti Camboim, com sucessão.


IV - Manoela Tenório de Albuquerque, casou duas vezes: a primeira, em 20.02.1887 com Manoel Tenório de Albuquerque e a segunda em 23.09.1896 com o Tenente Coronel Arcôncio Camboim de Mendonça Vasconcelos, filho do Coronel João Carlos Mendonça Vasconcelos e de Ana Siqueira Cavalcanti Camboim, e neto materno do Barão de Buíque, com sucessão em ambos os consórcio.


V - Josefa Tenório de Albuquerque, casou, em 23.07.1884, com o Coronel Felino Tenório de Albuquerque, filho de Francisco Tenório de Albuquerque e de Maria Tenório de Albuquerque, com sucessão.

 

O que Orlando Cavalcanti, ( NÃO REGISTROU ) !!!

Preciso asseverar o meu firme propósito, para com esse artigo, longe da pretensão da comparação com qualquer pesquisador ou genealogista ou obras já publicadas, disponibilizo as informações pesquisadas com o objetivo de contribuição tanto para a família Tenório de Albuquerque, quanto para genealogia em geral.


GENEALOGIA - Pesquisador: Eduardo Padilha dos Santos


Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque, Barão
Dona Águeda Tenório de Albuquerque Luna
 

Adiante, no item II, ofereço em formato PDF, a descendência do casal Paulo Jacinto Tenório de Albuquerque e Dona Águeda Tenório de Albuquerque, optei deixar em arquivo PDF, para melhor visualização, pois no artigo ficaria muito extenso, além de conseguirem fazer o download do arquivo.


Fico a disposição para quaisquer esclarecimento e adepto a inclusão de novos nomes, ou qualquer outro dado comprobatório. Com isso espero contribuir para os estudos genealógicos e a família Tenório de Albuquerque.



I - Para visualizar a sua ascendência. Clique aqui.


II - Para visualizar a sua descendência Clique aqui.

 

Até a próxima!


Eduardo Padilha dos Santos

2.568 visualizações
bottom of page